Bolo calisto um bolo amanteigado delicioso e perfeito

Se você aprecia bolos fofos e saborosos, certamente irá se encantar com o bolo calisto! Essa receita tradicional de Portugal proporciona uma textura úmida e deliciosa. É a companhia perfeita para um chá, café ou uma xícara de leite quente. Além disso, a preparação é simples e utiliza ingredientes básicos que normalmente temos em casa. Explore a receita a seguir, faça o incrível bolo calisto e surpreenda sua família com essa delícia!

Continua após a publicidade...

Como fazer bolo calisto

Para preparar o bolo calisto, você precisará dos seguintes ingredientes para a farofa: farinha de aveia, manteiga e açúcar. Já para a massa do bolo, será necessário ter maçãs, cascas das maçãs, fermento, canela em pó, açúcar, ovos e aveia. O passo a passo da receita é simples e fácil de seguir. Comece preparando a farofa, misturando a farinha de aveia, a manteiga e o açúcar até obter uma textura úmida. Reserve essa mistura. No liquidificador, adicione os ingredientes da massa, exceto as maçãs picadas, a canela e o fermento. Bata bem até obter uma massa homogênea. Em seguida, acrescente as maçãs picadas, a canela em pó e o fermento, misturando delicadamente. Despeje a massa em uma forma untada e cubra-a com a farofa reservada. Leve ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 35 minutos, ou até que o bolo fique dourado e firme ao toque. Retire do forno e deixe o bolo calisto esfriar um pouco. Em seguida, corte em pedaços, sirva e desfrute dessa maravilhosa iguaria. Aproveite cada mordida do bolo calisto e encante-se com seu sabor único!

Continua após a publicidade...

Ingredientes da receita de bolo calisto

Para a farofa

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de farinha de aveia
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara

Para o bolo

  • 4 maçãs cortadas em cubinhos e sem a casca
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • cascas das maçãs
  • 3 ovos inteiros
  • ¼ xícara (chá) de açúcar demerara
  • canela em pó (a gosto)
  • ¼ xícara (chá) de aveia

Modo de preparo

Da farofa

  1. Em uma tigela, coloque o açúcar, a farinha de aveia e a manteiga. Com as pontas dos dedos, misture bem os ingredientes, amassando até obter uma farofa úmida.
  2. Reserve para usar depois.

Do bolo

  1. No liquidificador, coloque os ovos, o açúcar, as cascas de maçã e a aveia e bata até ficar homogêneo.
  2. Transfira para uma tigela e acrescente as maçãs picadas, a canela e o fermento em pó. Misture delicadamente até incorporar.
  3. Despeje a massa em uma forma retangular (30cm x 20cm) untada e cubra com a farofa reservada.
  4. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 35 minutos.
  5. Quando estiver pronto, retire do forno e deixe amornar um pouco.
  6. Corte em pedaços, sirva e deguste esse bolo calisto maravilhoso!

Leave a Comment