Biscoito de polvilho frito que não estoura fácil de fazer e perfeito

Você já experimentou o delicioso biscoito de polvilho frito? Se ainda não teve essa experiência, precisa fazer essa receita típica de Minas Gerais que conquista o paladar de todos. Os biscoitos são crocantes, leves e simplesmente deliciosos, ideais para acompanhar um café quentinho. Prepare-se para se encantar com essa iguaria!

Continua após a publicidade...

Como fazer biscoito de polvilho frito

Para preparar o biscoito de polvilho frito, você vai precisar dos seguintes ingredientes: água, óleo, leite, polvilho azedo ou doce, queijo minas ou parmesão ralado, sal e ovo. Vamos começar “escaldando” o polvilho misturado com o sal. Em seguida, adicionaremos os outros ingredientes, seguindo a ordem correta do passo a passo, e amassaremos bem até obter uma massa lisa, uniforme e que não grude nas mãos. Depois disso, moldaremos as bolinhas ou bastõezinhos torcidos e fritaremos em óleo não muito quente. É importante seguir todas as dicas para obter um resultado perfeito e evitar que os biscoitos estourem. Assim, você poderá desfrutar de um maravilhoso biscoito de polvilho frito!

Continua após a publicidade...

Ingredientes da receita de biscoito de polvilho frito

  • 100 ml de óleo
  • 100 ml de leite integral
  • 1 ovo inteiro
  • óleo para fritar (o quanto baste)
  • 1 colher (café) de sal
  • ½ xícara (chá) de queijo minas ralado ou queijo parmesão
  • 2 xícaras (chá) de polvilho azedo ou doce + ½ xícara para dar o ponto na massa
  • 200 ml de água filtrada

Modo de preparo

Em uma panela, misture a água, o óleo e o leite e leve ao fogo médio até ferver.

Continua após a publicidade...
  1. Em uma bacia grande, adicione o polvilho e o sal, e mexa bem. Despeje a mistura fervente de água, óleo e leite sobre o polvilho para escaldá-lo.
  2. Mexa vigorosamente com uma colher de pau até que todos os ingredientes estejam incorporados. Aguarde a mistura esfriar um pouco e, em seguida, utilize as mãos para sovar bem a massa.
  3. Adicione o queijo ralado e continue sovando por mais um minuto. Em seguida, adicione o ovo e sove a massa novamente. Nesse ponto, a massa ainda estará grudenta e não estará no ponto certo.
  4. Aos poucos, adicione a meia xícara de polvilho restante, sovando a massa até obter uma textura lisa, uniforme e que não grude mais nas mãos. O ponto ideal é uma massa firme, e se necessário, adicione mais polvilho.
  5. Pegue pequenas porções da massa e modele os biscoitos em formato de bolinhas ou bastões torcidos, o que facilitará a fritura.
  6. Repita o processo com o restante da massa, porém, frite apenas cinco unidades por vez para evitar que a massa resseque. Cubra a massa restante com plástico para mantê-la úmida.
  7. Em uma panela, aqueça óleo em quantidade suficiente para cobrir os biscoitos durante a fritura. Isso evitará que eles estourem.
  8. Dica: Para testar a temperatura do óleo, coloque uma bolinha de massa. Se ela afundar um pouco e começar a subir gradualmente, o óleo está no ponto certo para fritar. Se subir rapidamente, aguarde o óleo esfriar um pouco.
  9. Frite os biscoitos em fogo médio, virando-os para que dourem por igual. Tome cuidado para não aquecer demais o óleo. Se necessário, ajuste o fogo para controlar a temperatura.
  10. Após fritar os biscoitos, retire-os do óleo e escorra o excesso em papel-toalha. Espere o óleo esfriar antes de fritar uma nova leva de biscoitos.
  11. Agora, é só servir e saborear esses deliciosos biscoitos de polvilho fritos!

Leave a Comment