O grande segredo do feijão com caldo grosso bem encorpado e saboroso

Continua após a publicidade...

Nada se compara ao sabor reconfortante de um prato de feijão com caldo grosso, acompanhado de arroz e outros complementos. Essa receita clássica da culinária brasileira é um verdadeiro símbolo de conforto e tradição. O segredo para um feijão com caldo grosso perfeito está na escolha dos ingredientes e no tempo de cozimento, que resultam em uma consistência cremosa e um sabor incrível. Nesta receita, vamos compartilhar como preparar um feijão com caldo grosso, para que você possa desfrutar de um prato que aquece o corpo e a alma. Prepare-se para saborear um clássico da cozinha brasileira com toda a sua deliciosa simplicidade!

Continua após a publicidade...

Receita de Feijão com Caldo Grosso:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de feijão carioquinha (ou outro de sua preferência)
  • 1 cebola média picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 folhas de louro
  • 100g de bacon em cubos (opcional)
  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro-verde picado a gosto

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela de pressão, coloque o feijão e cubra com água, deixando cerca de 2 dedos acima do feijão. Deixe de molho por pelo menos 2 horas.
  2. Após o tempo de molho, escorra a água e lave bem o feijão.
  3. Na mesma panela de pressão, aqueça o óleo ou azeite em fogo médio e adicione o bacon em cubos, caso esteja utilizando. Deixe fritar até que fique dourado e crocante.
  4. Adicione a cebola picada e o alho à panela e refogue até ficarem macios e levemente dourados.
  5. Acrescente o feijão escorrido, as folhas de louro e cubra com água, adicionando cerca de 2 dedos acima do feijão.
  6. Tampe a panela de pressão e cozinhe o feijão em fogo médio-alto por cerca de 25 a 30 minutos após pegar pressão. O tempo pode variar de acordo com o tipo de feijão utilizado.
  7. Desligue o fogo e espere a pressão da panela ser liberada naturalmente.
  8. Abra a panela e verifique a consistência do caldo. Se estiver muito líquido, leve novamente ao fogo sem a tampa e deixe cozinhar por mais alguns minutos até engrossar.
  9. Tempere o feijão com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por mais alguns minutos, em fogo baixo, para apurar o sabor.
  10. Finalize o feijão com caldo grosso adicionando cheiro-verde picado por cima.
  11. Sirva o feijão com caldo grosso acompanhado de arroz branco, carne seca desfiada, couve refogada e outros acompanhamentos de sua preferência.

Agora você pode desfrutar de um delicioso feijão com caldo grosso, com um sabor tradicional e uma consistência irresistível. Essa receita é perfeita para os dias mais frios ou para qualquer ocasião em que você queira saborear um prato reconfortante e cheio de sabor. Aproveite a simplicidade da cozinha brasileira e experimente essa combinação clássica que agrada a todos. Bom apetite!

Continua após a publicidade...
Continua após a publicidade...

Deixe um comentário