Pão caseiro sem ovos e leite muito fácil basta misturar os ingredientes colocar na forma

Continua após a publicidade

Já passou pela sua imaginação preparar um pão caseiro sem ovos, que dispensa a necessidade de sovar e resulta em uma textura incrivelmente fofa e macia? Pode parecer impossível, mas acredite, não é! Essa receita é perfeita para veganos, pessoas com intolerância à lactose e até mesmo para aqueles que desejam experimentar algo novo e delicioso.

Continua após a publicidade

Como fazer pão caseiro sem ovos

Para preparar o pão caseiro sem ovos, você vai precisar dos seguintes ingredientes: fermento fresco ou fermento biológico seco, açúcar, sal, água, óleo e farinha de trigo. O processo começa pela criação da “esponja”, seguindo as instruções detalhadas fornecidas. Após descansar, vamos adicionar sal, óleo e gradualmente incorporar a farinha de trigo, até obter uma massa cremosa e uniforme. A seguir, transferiremos a massa para uma forma de pão previamente untada, cobriremos com plástico e um pano de prato, permitindo que a massa cresça até dobrar de tamanho, o que levará cerca de 50 minutos. Em seguida, assaremos o pão por aproximadamente 45 minutos, retiraremos do forno, desenformaremos e deixaremos esfriar sobre uma grade. Agora é só servir e saborear o incrível pão caseiro sem ovos que você preparou!

Continua após a publicidade

Ingredientes da receita de pão caseiro sem ovos

  • 1 colher (sobremesa) rasa de sal
  • 450 ml de água filtrada
  • 40 ml de óleo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 15g de fermento fresco ou ½ envelope de fermento biológico seco
  • 500g de farinha de trigo

Modo de preparo

  1. Em uma bacia grande, coloque 1 copo (americano) de farinha de trigo, fermento fresco ou fermento biológico seco e açúcar. Misture bem usando uma espátula para combinar os ingredientes.
  2. O açúcar não conferirá doçura ao pão, ele serve apenas como nutriente para auxiliar na fermentação.
  3. Adicione 300 ml de água morna e mexa vigorosamente para incorporar. Cubra a bacia com um guardanapo limpo e deixe descansar por 15 a 20 minutos, permitindo que o fermento faça efeito (formação de uma esponja).
  4. Após esse tempo, adicione o óleo e misture bem. Em seguida, acrescente o sal e gradualmente vá adicionando a farinha de trigo, mexendo bem a cada adição.
  5. Adicione aos poucos os 150 ml restantes de água e o restante da farinha, misturando bem com uma colher de pau, até obter uma massa uniforme e cremosa.
  6. A massa estará no ponto certo quando cair lentamente da colher de pau.
  7. Unte generosamente uma forma para pão (30cm x 12cm) com manteiga ou desmoldante e transfira a massa para ela.
  8. Com uma espátula, umedecida em água, nivele toda a superfície da massa na forma para garantir uma aparência uniforme.
  9. Cubra a massa com plástico culinário e um pano de prato e deixe descansar até dobrar de tamanho, o que deve levar cerca de 50 minutos.
  10. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 45 minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar. Em seguida, coloque o pão em uma grade para que esfrie completamente.
  11. Agora é só servir e desfrutar do seu delicioso pão caseiro sem ovos!
Continua após a publicidade

Deixe um comentário