Farofa de banana simples deliciosa e fácil de fazer

Continua após a publicidade...

A farofa é um acompanhamento clássico da culinária brasileira, sendo versátil e delicioso. Feita com farinha de mandioca e outros ingredientes, a farofa pode ser incrementada de diferentes maneiras, adaptando-se a diversos pratos. Hoje, vamos ensinar uma receita especial: a farofa de banana. Combinando a crocância da farinha de mandioca com o sabor adocicado das bananas, essa farofa é uma opção perfeita para acompanhar carnes, aves ou mesmo ser servida como um prato vegetariano. Prepare-se para experimentar essa delícia de sabores!

Continua após a publicidade...

Ingredientes:

  • 2 bananas maduras, de preferência do tipo prata
  • 2 xícaras de farinha de mandioca fina
  • 1 cebola pequena, picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Sal a gosto
  • Salsinha picada para decorar (opcional)

Modo de preparo:

  1. Descasque as bananas e corte-as em rodelas. Reserve.
  2. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio.
  3. Adicione a cebola picada e o alho à frigideira e refogue até que fiquem dourados e levemente caramelizados.
  4. Acrescente as rodelas de banana à frigideira e deixe dourar por alguns minutos, virando-as delicadamente para que fiquem cozidas por igual.
  5. Com a ajuda de uma espátula, retire as bananas douradas da frigideira e reserve em um prato.
  6. Na mesma frigideira, adicione a farinha de mandioca e mexa bem, incorporando-a à manteiga e aos temperos que ficaram na frigideira. Deixe a farinha tostar levemente por alguns minutos, mexendo sempre para que não queime.
  7. Tempere com sal a gosto e continue mexendo até que a farofa esteja bem soltinha e levemente dourada.
  8. Por último, adicione as bananas reservadas à frigideira e misture delicadamente, envolvendo-as na farofa de mandioca.
  9. Transfira a farofa de banana para uma travessa ou recipiente de servir e, se desejar, polvilhe salsinha picada por cima para decorar.
  10. A sua farofa de banana está pronta para ser saboreada! Sirva ainda quente como acompanhamento de carnes, aves, peixes ou mesmo como um prato vegetariano.

Essa receita rende aproximadamente 4 porções, mas você pode ajustar as quantidades de acordo com o número de pessoas que deseja servir. Aproveite a combinação irresistível da textura crocante da farofa com o doce das bananas e surpreenda a todos com esse acompanhamento delicioso e diferenciado!

Continua após a publicidade...
Continua após a publicidade...

Deixe um comentário