Muçarela caseira fácil e deliciosa sempre faço para a família

Continua após a publicidade...

A muçarela é um queijo de origem italiana muito apreciado em todo o mundo. Com sua textura macia, sabor suave e propriedades derretíveis, a muçarela é perfeita para pizzas, lasanhas, sanduíches e muitas outras receitas. Nesta receita, você aprenderá como fazer muçarela caseira, garantindo uma experiência única e um queijo fresco e delicioso. Prepare-se para mergulhar no mundo dos queijos artesanais e impressionar seus convidados com uma muçarela feita por você mesmo!

Continua após a publicidade...

Receita de Muçarela Caseira:

Ingredientes:

  • 2 litros de leite integral
  • 1/4 de comprimido de coalho (ou conforme instruções do fabricante)
  • 1/4 de colher de chá de cloreto de cálcio (opcional, se o leite for pasteurizado)
  • 1/4 de colher de chá de fermento lácteo mesofílico (opcional)
  • 1 colher de sopa de sal
  • Água filtrada
  • Gelo

Instruções:

  1. Aqueça o leite em uma panela grande em fogo médio-baixo até atingir aproximadamente 32°C. Use um termômetro de cozinha para medir a temperatura. Se você não tiver um termômetro, verifique se o leite está morno ao toque, mas não muito quente.
  2. Se estiver usando leite pasteurizado, adicione o cloreto de cálcio e o fermento lácteo mesofílico ao leite aquecido, seguindo as instruções do fabricante. Esses ingredientes ajudarão a obter uma melhor coagulação e sabor.
  3. Dissolva o 1/4 de comprimido de coalho em um copo com água filtrada. Mexa até que esteja completamente dissolvido.
  4. Despeje o coalho diluído no leite aquecido e mexa delicadamente de cima para baixo por cerca de 30 segundos. Em seguida, pare de mexer e cubra a panela. Deixe a mistura descansar por cerca de 30 a 40 minutos, até que se forme uma coalhada firme.
  5. Após o tempo de repouso, verifique se a coalhada está firme e corte-a em cubos pequenos com uma faca afiada. Se a coalhada estiver muito líquida, deixe descansar por mais alguns minutos.
  6. Coloque a panela de volta ao fogo médio-baixo e aqueça a mistura, mexendo suavemente de vez em quando, até atingir uma temperatura de cerca de 42°C. Isso ajudará a liberar mais soro e a dar mais firmeza à muçarela.
  7. Usando uma escumadeira, retire os pedaços de coalhada da panela e coloque-os em um escorredor grande forrado com um tecido de musselina ou um pano de queijo. Deixe o soro escorrer por alguns minutos.
  8. Enquanto a coalhada escorre, encha uma tigela grande com água fria e adicione cubos de gelo.
  9. Retire a coalhada do escorredor e coloque-a na água fria. Comece a trabalhar a coalhada com as mãos, amassando-a gentilmente até que fique macia e elástica. Isso ajudará a formar a textura característica da muçarela.
  10. Divida a massa em pequenas porções e modele-as em bolas ou no formato desejado. Adicione sal às bolas de muçarela, esfregando-o delicadamente sobre a superfície.
  11. Deixe as bolas de muçarela descansarem na água fria por alguns minutos para firmar ainda mais. Em seguida, retire-as da água e escorra o excesso de líquido.

Agora você tem muçarela caseira fresca e deliciosa para saborear. Utilize-a imediatamente em suas receitas favoritas, como pizzas, saladas ou sanduíches, ou guarde-a na geladeira em um recipiente com água e sal. Aproveite o sabor autêntico da muçarela feita por você mesmo e desfrute do prazer de criar seus próprios queijos!

Continua após a publicidade...
Continua após a publicidade...

Deixe um comentário