Pão caseiro na forma uma receita simples e prática

Continua após a publicidade

Imagine acordar cedo e desfrutar de um pão caseiro recém-saído do forno, quentinho, macio e com uma textura irresistível que se desfaz na boca. É realmente uma experiência maravilhosa, não é mesmo? Siga o passo a passo desta receita e prepare o pão caseiro mais delicioso que você já provou!

Continua após a publicidade

Como fazer pão caseiro

Para preparar um delicioso pão caseiro, você vai precisar de ovos, água morna, óleo, leite morno, fermento biológico seco, açúcar, sal e farinha de trigo. Siga cuidadosamente o passo a passo abaixo e desfrute do pão caseiro mais incrível que você já provou!

Continua após a publicidade

Ingredientes da receita de pão caseiro

  • 2 ovos
  • 150 ml de água morna
  • 150 ml de óleo
  • 150 ml de leite morno
  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 4 colheres(sopa) de açúcar
  • 1 colher(sobremesa) de sal
  • 1 kg de farinha de trigo sem fermento
  • Leite+açúcar para pincelar

Modo de preparo

  1. Em uma bacia grande, coloque a farinha de trigo, reservando 1 copo da farinha. Adicione o fermento biológico, misture bem e deixe agir por 5 minutos.
  2. Faça uma cavidade no centro da farinha e adicione o óleo e os ovos. Mexa bem para incorporar os ingredientes. Em seguida, adicione o açúcar e a água morna misturada com o leite morno.
  3. Importante: Todos esses ingredientes devem ser adicionados na cavidade central da farinha e misturados nesse local, sem incorporar a farinha.
  4. O sal será adicionado apenas na hora de amassar, para não prejudicar o efeito do fermento.
  5. Misture com uma colher de pau e, em seguida, coloque literalmente as mãos na massa, transferindo-a para uma bancada enfarinhada.
  6. Sove vigorosamente até obter uma massa lisa e homogênea, que não grude nas mãos. Se necessário, utilize a farinha reservada para dar o ponto ideal.
  7. Divida a massa em duas partes e abra uma delas com o auxílio de um rolo de massa. Pincele levemente com manteiga para deixar a massa mais macia. Enrole como um rocambole e disponha em uma forma para pão (30 cm x 10 cm) untada e enfarinhada. Repita o processo com a outra parte da massa.
  8. Cubra com um pano limpo e deixe a massa crescer até dobrar de volume.
  9. Pincele os pães com a mistura de leite e açúcar e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus Celsius por aproximadamente 30 minutos, ou até ficarem dourados.
  10. Retire do forno, espere amornar e desenforme.
  11. Sirva o pão caseiro bem quentinho e desfrute dessa delícia que você mesmo preparou com tanto carinho!
Continua após a publicidade

Deixe um comentário