Pão caseirinho de fubá muito fofinho e delicioso perfeito para comer quentinho

Continua após a publicidade

Que tal aprender de forma simples a fazer um delicioso pão caseiro de fubá? Ele fica incrivelmente fofinho, macio e utiliza apenas alguns ingredientes. O aroma delicioso irá se espalhar pela sua cozinha, proporcionando uma experiência única. Perfeito para desfrutar no café da manhã, no lanche ou até mesmo para levar na lancheira das crianças, esse pãozinho irá encantar a todos com seu sabor irresistível!

Continua após a publicidade

Como fazer pão caseirinho de fubá

Para preparar o delicioso pão caseirinho de fubá, comece colocando o fermento biológico seco e o açúcar em uma bacia. Misture bem. Em seguida, adicione o leite, o ovo, o óleo e o fubá, utilizando um fouet para homogeneizar todos os ingredientes. Acrescente o sal e 1 xícara (chá) de farinha de trigo, misturando até obter uma massa consistente.

Continua após a publicidade

Na próxima etapa, siga atentamente o passo a passo da receita, adicionando mais farinha de trigo e margarina, e sovando a massa para realizar todos os processos necessários. Depois disso, leve os pães para assar em um forno pré-aquecido por aproximadamente 35-40 minutos. Retire-os do forno ainda quentes, desenforme e aguarde até que estejam mornos para servir e saborear o incrível pão caseirinho de fubá. Tenho certeza de que será uma verdadeira delícia! Bom apetite!

Ingredientes da receita de pão caseirinho de fubá

  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite morno (mais para frio)
  • 1 ovo inteiro
  • 5 colheres (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de fubá mimoso
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de margarina sem sal em temperatura ambiente (ou manteiga)
  • 1 gema de ovo misturada com 2 colheres (sopa) de leite bem gelado (para pincelar) (opcional)

Modo de preparo

  1. Em uma bacia, coloque o fermento biológico seco e adicione o açúcar. Misture bem os ingredientes.
  2. Adicione o leite morno (não muito quente), seguido do ovo, do óleo e do fubá. Utilize um fouet para mexer vigorosamente até obter uma mistura homogênea.
  3. Adicione o sal e 1 xícara (chá) de farinha de trigo, misturando até que a farinha esteja completamente incorporada à massa.
  4. Adicione mais meia xícara (chá) de farinha de trigo e misture novamente com o fouet.
  5. Em seguida, adicione mais meia xícara de farinha de trigo e comece a mexer com as mãos até obter uma massa uniforme.
  6. Adicione a margarina à massa e amasse bem até que esteja completamente incorporada.
  7. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e continue sovando-a, adicionando aos poucos a meia xícara (chá) restante de farinha.
  8. Observe a consistência da massa e adicione apenas o suficiente para deixá-la macia e maleável. É importante não deixar a massa muito dura, para permitir um bom crescimento.
  9. Após adicionar toda a farinha restante, continue trabalhando a massa por mais 2 minutos. Ela deve ficar macia, elástica e fácil de trabalhar.
  10. Coloque a massa em uma bacia levemente enfarinhada, cubra com plástico e deixe descansar por 30 a 40 minutos, ou até que a massa dobre de tamanho.
  11. Após o descanso, pressione a massa com as pontas dos dedos para liberar o ar. Retire-a da bacia e coloque-a de volta na superfície de trabalho.
  12. Divida a massa em 10 partes iguais para moldar os pãezinhos. Se preferir, você também pode dividir em duas partes para fazer dois pães médios ou deixar a massa inteira para um pão grande.
  13. Como a massa pode grudar um pouco, polvilhe a superfície de trabalho com farinha. Abra cada porção com um rolo, formando retângulos finos. Dobre uma das extremidades em direção ao centro e repita o processo com a outra extremidade.
  14. Em seguida, enrole a massa como um caracol, certificando-se de selar bem a ponta. Repita o processo com todas as porções de massa para formar os pãezinhos.
  15. Acomode os pãezinhos em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Certifique-se de que as emendas da massa fiquem viradas para baixo, para evitar que os pães abram. Cubra novamente com plástico e deixe descansar por mais 20 minutos para que cresçam.
  16. Prepare uma mistura de uma gema de ovo com 2 colheres (sopa) de leite gelado e pincele os pãezinhos com essa mistura.
  17. Não pré-aqueça o forno. Leve os pães para assar e, ao colocá-los no forno, ajuste a temperatura para 180°C. Asse os pãezinhos por aproximadamente 35 a 40 minutos.
  18. Após esse tempo, retire os pães do forno. Desenforme-os enquanto ainda estão quentes e deixe-os amornar antes de servir. Agora é só saborear e se deliciar com esses maravilhosos pãezinhos de fubá caseirinhos!
  19. Aproveite o aroma delicioso que se espalhou pela sua cozinha e desfrute desse pão fofinho e macio em qualquer momento do dia. Ele é perfeito para acompanhar o café da manhã, um lanche ou até mesmo para levar na lancheira das crianças.
  20. Prepare-se para encantar a todos com essa receita simples e saborosa. Bom apetite!
Continua após a publicidade

Deixe um comentário