Bolo brigadeiro gelado molhadinho e delicioso perfeito para a sua festinha

Continua após a publicidade

O bolo brigadeiro é, sem dúvida, uma paixão nacional, principalmente para os amantes de chocolate. Existem várias receitas desse delicioso bolo, cada uma com seu toque especial. No entanto, vou compartilhar o passo a passo desta versão em particular que certamente irá te surpreender com o resultado final. Prepare-se para se deliciar com esse maravilhoso bolo brigadeiro!

Continua após a publicidade

Como fazer bolo brigadeiro

Para preparar o bolo brigadeiro, você precisará dos seguintes ingredientes: açúcar, farinha de trigo, óleo, ovos, leite, chocolate com 50% de cacau e fermento em pó.

Continua após a publicidade

Comece batendo na batedeira todos os ingredientes da massa do bolo brigadeiro, com exceção da farinha e do fermento. Em seguida, peneire a farinha e o fermento e misture delicadamente com um fouet, incorporando à massa.

Despeje a massa em uma forma redonda previamente untada e enfarinhada, e leve ao forno para assar o bolo brigadeiro por cerca de 40 minutos. Após assar, retire do forno, desenforme e deixe-o esfriar.

Divida o bolo em três partes iguais. Agora é hora de preparar o recheio e montar o bolo brigadeiro. Siga o passo a passo indicado na receita e leve-o para gelar durante a noite.

Continua após a publicidade

No dia seguinte, retire o bolo da geladeira, cubra-o com o restante do recheio e decore com granulado de chocolate. Agora você tem em mãos o mais delicioso bolo brigadeiro do mundo, pronto para ser saboreado!

Ingredientes da receita de bolo brigadeiro

Para o bolo

  • 1 xícara(chá) de açúcar
  • 1 xícara(chá) de farinha de trigo
  • ¼ xícara(chá) de óleo
  • 3 ovos
  • 100ml de leite
  • 3 colheres(sopa) de chocolate 50% cacau
  • 1 colher(sopa) rasa de fermento em pó

Para o recheio

  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 caixinha de leite condensado
  • 2 colheres(sopa) de chocolate 50% cacau
  • 1 colher(sopa) de margarina
  • 200 gramas de chocolate ao leite

Para a calda

  • 150 ml de leite condensado
  • 350 ml de leite

Para decorar

  • Granulado de chocolate a gosto

Modo de preparo

Do bolo

  1. Na batedeira coloque os ovos e bata muito bem até dobrar de volume. Adicione o açúcar, aos poucos, batendo um pouco mais para homogeneizar.
  2. Acrescente o leite, o óleo e o chocolate, bata por 1 minuto para incorporar. Coloque a farinha de trigo peneirada com o fermento e misture delicadamente com um fouet.
  3. Despeje numa forma redonda (20 cm de diâmetro x 10 cm de altura) untada e enfarinhada.
  4. Leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos.
  5. Dica: não abra o forno antes dos 35 minutos, porque o bolo irá afundar.
  6. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Divida o bolo em 3 partes iguais na horizontal.

Do recheio

  1. Numa panela coloque o leite condensado e o chocolate, misture bem para dissolver completamente. Adicione a manteiga, o creme de leite e o chocolate ao leite picado.
  2. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ferver, engrossar e obter ponto de brigadeiro de colher.
  3. Retire do fogo, mexa bem por 1 minutos para esfriar um pouco e transfira para um recipiente para esfriar totalmente.

Da calda

  1. Numa vasilha coloque o leite e o leite condensado e misture bem para ficar homogêneo.

Montagem

  1. Forre a forma em que o bolo foi assado com plástico culinário, certificando-se de deixar sobras suficientes para cobrir o bolo montado posteriormente.
  2. Coloque uma das partes do bolo no fundo da forma e regue-a com a calda. Espalhe uniformemente cerca de 1/3 do recheio sobre essa camada.
  3. Coloque a segunda metade do bolo por cima, regue novamente com a calda e adicione mais 1/3 do recheio, espalhando-o de maneira uniforme.
  4. Finalize adicionando a terceira parte do bolo, regue com a calda e cubra com o plástico culinário, certificando-se de envolver todo o bolo. Leve à geladeira por um dia inteiro.
  5. No dia seguinte, retire o bolo da geladeira, desenforme-o e cubra-o com o restante do recheio, espalhando-o de forma a cobrir toda a superfície do bolo de maneira uniforme.
  6. Decore com granulado de chocolate a gosto e desfrute dessa bela criação, o bolo brigadeiro!
Continua após a publicidade

Deixe um comentário