Batata gratinada com atum e molho branco econômica deliciosa

Continua após a publicidade...

Introdução: A batata gratinada é um prato clássico e reconfortante que agrada a todos. Com sua textura macia, o sabor irresistível do queijo derretido e um toque dourado por cima, a batata gratinada é perfeita como acompanhamento ou até mesmo como prato principal. Nesta receita, vamos mostrar como preparar uma deliciosa batata gratinada, com camadas de batatas intercaladas com um creme de queijo. Fácil de fazer e com ingredientes simples, esse prato vai deixar todos com água na boca. Vamos lá!

Continua após a publicidade...

Ingredientes:

  • 1 kg de batatas (preferencialmente batatas para gratinar, como as batatas asterix)
  • 2 xícaras de queijo gruyère ralado (ou outro queijo de sua preferência, como o queijo cheddar)
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 xícaras de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Sal e pimenta a gosto
  • Noz-moscada ralada a gosto

Modo de Preparo:

Introdução: Antes de iniciar o preparo da batata gratinada, pré-aqueça o forno a 200°C e unte um refratário com manteiga.

Continua após a publicidade...
  1. Descasque as batatas e lave-as bem. Corte-as em fatias finas, de aproximadamente 3 mm de espessura. Você pode utilizar um mandolim ou uma faca afiada para obter fatias uniformes.
  2. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione o alho picado e refogue por cerca de 1 minuto, até ficar perfumado.
  3. Adicione o creme de leite fresco à panela e aqueça em fogo baixo. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada ralada a gosto. Deixe o creme aquecer por alguns minutos, sem deixar ferver.
  4. Em um refratário, faça uma camada de batatas no fundo, cobrindo toda a superfície. Despeje um pouco do creme de leite temperado por cima e polvilhe com parte do queijo gruyère ralado.
  5. Repita o processo, fazendo camadas alternadas de batatas, creme de leite e queijo, até finalizar todos os ingredientes. Certifique-se de terminar com uma camada de queijo por cima.
  6. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.
  7. Retire o papel alumínio e deixe a batata gratinada no forno por mais 10 a 15 minutos, ou até que fique dourada e borbulhante.
  8. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir.

Agora você pode desfrutar de uma deliciosa batata gratinada, com suas camadas macias de batatas e queijo derretido. Esse prato é perfeito para acompanhar carnes, aves ou peixes, ou até mesmo para ser servido como prato principal. Aproveite o sabor irresistível e bom apetite!

Continua após a publicidade...

Deixe um comentário