Mascarpone caseiro um queijo cremoso maravilhoso

Continua após a publicidade...

Fazer mascarpone em casa é uma tarefa deliciosa e surpreendentemente simples! Com apenas 2 ingredientes, você pode preparar esse queijo icônico da culinária italiana. Além de ser essencial para criar um tiramisù perfeito, o mascarpone também pode ser usado como substituto do cream cheese em várias receitas. Aproveite e se encante com o resultado!

Continua após a publicidade...

Como fazer mascarpone

Para fazer o mascarpone caseiro, você precisará de ingredientes simples e que provavelmente já tem em casa. Vamos utilizar creme de leite fresco e limão. Caso não encontre creme de leite fresco, pode utilizar o creme de leite em lata, desde que tenha um alto teor de gordura. O processo de preparo é bastante simples. Comece colocando o creme de leite em uma panela e aqueça em fogo baixo até começar a sair vapor. Em seguida, adicione o suco de limão e misture por cerca de 2 minutos. Retire a panela do fogo e continue misturando por mais 2 minutos. Agora, coloque um pano de musselina ou um pano de prato limpo sobre uma peneira e coloque a mistura de creme de leite e limão sobre o pano. Em seguida, coloque a peneira sobre uma tigela para que o soro seja drenado. Leve a tigela com a peneira para a geladeira e deixe o mascarpone descansar por algumas horas, ou até que o soro seja totalmente drenado e o mascarpone adquira uma consistência firme e cremosa. Pronto! Agora você tem seu mascarpone caseiro, pronto para ser usado em suas receitas favoritas. Aproveite!

Continua após a publicidade...

Ingredientes da receita de mascarpone

  • 2 potes de nata (600g) ou creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de limão espremido (ou vinagre)

Modo de preparo

  1. Em uma panela, coloque a nata e misture bem.
  2. Leve ao fogo baixo e mexa constantemente até atingir uma temperatura entre 85 °C e 90 °C.
  3. Caso não possua um termômetro culinário, observe quando começar a surgir vapor e bolhas na borda da panela.
  4. Adicione o suco de limão espremido e misture por 2 minutos.
  5. Remova a panela do fogão e coloque-a em uma superfície fria que seja resistente ao calor, continuando a mexer por mais 2 minutos.
  6. Deixe a mistura esfriar por pelo menos 30 minutos.
  7. Posicione uma peneira sobre uma tigela e cubra-a com um pano fino e limpo.
  8. Despeje o mascarpone sobre o pano, cubra-o e leve à geladeira para que o soro seja drenado, por aproximadamente 24 horas.
  9. Transfira o mascarpone para uma tigela e cubra-a.
  10. Você pode armazenar o mascarpone na geladeira por 5 a 7 dias, lembrando-se de retirá-lo pelo menos 10 minutos antes de utilizar.
  11. Agora, solte sua criatividade e aproveite essa delícia em diversas receitas!
Continua após a publicidade...

Leave a Comment