Pão de algodão ele tem esse nome porque fica leve e fofinho

Continua após a publicidade...

Você já pensou em preparar um pão tão macio e saboroso que parece ser feito de algodão? Pois bem, essa delícia existe e é conhecida como pão de algodão, considerado o mais fofo do mundo. O melhor de tudo é que ele é fácil de fazer e econômico! Sem a adição de ovos nem manteiga, ele se torna leve e aerado, perfeito para acompanhar o seu café da manhã ou lanche. Você pode até mesmo vendê-lo ou simplesmente desfrutar do sabor em casa.

Continua após a publicidade...

Como fazer pão de algodão

Para a receita do pão de algodão, você precisará de uma bacia onde irá adicionar leite morno, água morna, óleo, açúcar e fermento biológico seco. Mexa todos esses ingredientes com um fouet até que fiquem bem incorporados. Em seguida, vá adicionando a farinha aos poucos, mexendo a cada adição com o fouet. Na primeira adição de farinha, acrescente também o sal. Conforme a massa for ficando mais pesada, comece a sová-la com as mãos, adicionando o restante da farinha aos poucos, até que a massa não grude mais nas mãos e atinja o ponto ideal. Certifique-se de seguir corretamente o passo a passo da receita para obter os melhores resultados.

Continua após a publicidade...

Ingredientes da receita de pão de algodão

  • 1 colher (chá) de sal (5g)
  • 1 xícara (chá) de leite integral morno (240ml) + um pouco de leite para pincelar
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (20g)
  • ½ xícara (chá) de óleo (120ml)
  • 1 xícara (chá) de água filtrada morna (240ml)
  • 4 e ⅔ de xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (800g)
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10g)

Obs.: a xícara usada nesta receita é de 240ml 

Modo de preparo

  1. Em uma bacia, adicione o leite morno, a água morna, o óleo, o açúcar e o fermento biológico seco. Misture bem com o auxílio de um fouet até que todos os ingredientes estejam incorporados.
  2. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem com o fouet após cada adição, garantindo que não fiquem grumos na massa. Na primeira adição de farinha, adicione também o sal.
  3. Conforme a massa for ficando mais pesada, retire o fouet e continue adicionando o restante da farinha, sovando a massa com as mãos. Sove a massa por aproximadamente 10 minutos em uma bancada enfarinhada, até que fique lisa e elástica.
  4. Polvilhe levemente a bacia com farinha, forme uma bola com a massa e coloque-a na bacia. Cubra a bacia e deixe a massa descansar até dobrar de tamanho, o que geralmente leva cerca de 45 minutos.
  5. Após o período de descanso, retire o ar da massa e transfira-a para uma bancada enfarinhada. Modele a massa em porções para fazer os pães, dividindo-a ao meio, por exemplo, para fazer dois pães.
  6. Pegue uma das porções de massa, polvilhe mais farinha na bancada e abra-a com o auxílio de um rolo até obter uma espessura de aproximadamente 5 milímetros. Forme um retângulo de aproximadamente 40cm x 22cm, deixando uma porção sem cortes de cerca de 2 centímetros na borda final da massa.
  7. Enrole o pão a partir do lado sem cortes, apertando suavemente e indo em direção ao lado com os cortes. Faça o mesmo procedimento com a outra porção de massa para formar o segundo pão.
  8. Transfira os pães para formas individuais para pão, previamente untadas e enfarinhadas, e coloque-as em uma assadeira maior. Cubra os pães com um guardanapo limpo e deixe-os crescer por cerca de 30 minutos, até dobrarem de volume.
  9. Após o tempo de descanso, pincele leite sobre os pães e leve-os ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos, ou até que fiquem dourados.
  10. Retire os pães do forno e sirva-os. Desfrute do irresistível sabor do seu pão de algodão, que certamente receberá muitos elogios!
Continua após a publicidade...

Deixe um comentário