Pão de mandioquinha bem fofinho e macio uma delícia

Continua após a publicidade

Imagine um pão de mandioquinha incrivelmente macio, com uma textura que se desfaz na boca! É simplesmente perfeito para ser servido no café da manhã ou no chá da tarde. Basta seguir o passo a passo dessa versão e você poderá fazer o pão de mandioquinha mais delicioso que já experimentou!

Continua após a publicidade

Como fazer pão de mandioquinha

Para fazer o pão de mandioquinha, vamos precisar de água bem gelada, mandioquinha cozida no vapor e espremida, farinha de trigo, açúcar, margarina, ovos, fermento biológico fresco, leite em pó e sal.

Continua após a publicidade

Começaremos misturando os ingredientes secos do pão de mandioquinha e, em seguida, adicionaremos os demais ingredientes. Sove a massa vigorosamente por cerca de 10 minutos, até obter uma massa lisa, úmida e homogênea.

É importante seguir corretamente o passo a passo da modelagem do pão de mandioquinha e respeitar o tempo de fermentação para obter um resultado perfeito.

Após isso, leve o pão de mandioquinha para assar em um forno pré-aquecido a 200 graus Celsius por aproximadamente 30 minutos. Retire-o do forno e delicie-se com essa maravilha de pão de mandioquinha!

Continua após a publicidade

Ingredientes da receita de pão de mandioquinha

  • 300 ml de água bem gelada
  • ½ kg de mandioquinha cozida no vapor e espremida
  • 1 Kg de farinha de trigo
  • ½ xícara(chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de margarina
  • 2 ovos
  • 60 gramas de fermento biológico fresco
  • 6 colheres(sopa) de leite em pó
  • 1 colher(sopa) de sal
  • 1 ovo inteiro batido para pincelar

Modo de preparo

  1. Uma dica importante: é essencial cozinhar a mandioquinha no vapor, evitando cozinhar em água para evitar o acúmulo excessivo de líquido na receita.
  2. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o leite em pó, o açúcar e o sal. Misture bem para homogeneizar os ingredientes.
  3. Transfira essa mistura de ingredientes secos para uma bancada e faça uma cavidade no centro. Dissolva o fermento biológico fresco em ½ xícara de água fria e adicione na cavidade dos secos.
  4. Em seguida, adicione os ovos, a mandioquinha espremida e a margarina. Misture bem todos os ingredientes, adicionando a água gelada aos poucos, sovando a massa a cada adição.
  5. Tenha cuidado para não adicionar água em excesso, pois a mandioquinha já contém água. Se adicionar água demais, a massa pedirá mais farinha e a receita poderá dar errado.
  6. Sove bem a massa por cerca de 10 minutos, dosando bem a quantidade de água, até obter uma massa lisa, homogênea, úmida ao toque e que não grude muito nas mãos.
  7. Modele a massa em uma bola, pincele levemente com óleo, cubra com plástico filme e deixe descansar por 10 minutos.
  8. Após esse tempo, divida a massa em porções de 60 gramas e modele bolinhas em uma superfície levemente untada com óleo.
  9. Se preferir fazer um pão de tamanho maior, separe uma porção de 600 gramas de massa. Abra-a com um rolo, deixando um lado mais largo que o outro, e enrole como um rocambole, começando pela ponta menor e vedando bem a finalização.
  10. Disponha as bolinhas em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando espaço entre elas para que possam crescer. Para o pão maior, utilize uma forma para pão (26 cm x 10 cm) untada e enfarinhada.
  11. Cubra com um pano e deixe fermentar por aproximadamente 35 minutos, preferencialmente dentro do forno desligado.
  12. Pincele os pães com ovo inteiro batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus Celsius por cerca de 30 minutos, ou até ficarem dourados, mas não queimados.
  13. Retire do forno e delicie-se com esse espetacular pão de mandioquinha!
Continua após a publicidade

Deixe um comentário