Pão de forma caseiro simples e fácil

Continua após a publicidade...

O pão de forma é uma verdadeira delícia quando feito em casa, e seu sabor é incomparável. Além disso, sua textura macia é simplesmente irresistível. Essa receita é uma ótima opção para servir no café da manhã ou no lanche da tarde. Siga o passo a passo abaixo e faça hoje mesmo essa delícia que certamente vai conquistar o seu paladar!

Continua após a publicidade...

Como fazer pão de forma

Para fazer pão de forma iremos precisar de ovos, água bem gelada, manteiga ou margarina, leite em pó, açúcar, fermento fresco, sal e farinha de trigo. Vamos misturar os secos em seguida os demais ingredientes da massa de pão de forma, e sovar muito bem até obter uma massa lisa que não grude nas mãos. Deixar descansar por 10 minutos, abrir a massa do pão de forma numa bancada, enrolar como rocambole, dispor na forma para pão untada e enfarinhada, pincelar com o ovo batido e assar por 20 minutos em forno pré-aquecido a 200 graus. Siga corretamente as dicas do passo a passo para que o resultado do pão de forma seja um sucesso. Retire do forno, pincele com manteiga, desenforme e se delicie com essa gostosura de pão de forma!

Continua após a publicidade...

Ingredientes da receita de pão de forma

  • 2 ovos
  • ½ litro de água bem gelada
  • 1 xícara(chá) de manteiga ou margarina
  • ½ xícara(chá) de leite em pó
  • ¼ xícara(chá) de açúcar
  • 45 gramas de fermento fresco
  • 1 colher(sopa) rasa de sal
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 ovo de batido para pincelar
  • Manteiga para dar brilho

Modo de preparo

  1. Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o leite em pó, o açúcar e o sal, garantindo que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
  2. Em uma tigelinha separada, dissolva o fermento fresco em um pouco da água gelada. Faça uma cova no centro da mistura de secos, transferindo-a para uma bancada.
  3. Adicione os ovos, a manteiga ou margarina e o fermento dissolvido, juntamente com metade do restante da água gelada.
  4. Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa. Misture todos os ingredientes com as mãos, adicionando mais água conforme necessário, e sove vigorosamente até obter uma massa elástica.
  5. Continue sovando a massa, rasgando-a e incorporando todos os ingredientes por aproximadamente 10 minutos, até que fique lisa, homogênea e não grude nas mãos.
  6. Unte levemente a bola de massa com óleo, coloque-a em um plástico culinário e deixe descansar por 10 minutos.
  7. Após esse tempo, divida a massa em 3 partes de aproximadamente 600 gramas cada.
  8. Coloque uma parte da massa sobre uma bancada levemente untada com óleo e abra-a com um rolo, deixando uma das pontas mais largas.
  9. Enrole a massa como um rocambole, começando pela ponta mais estreita, pressionando bem para evitar a formação de bolhas de ar. Repita esse processo com as outras 2 partes de massa.
  10. Disponha as massas nas formas para pão untadas e enfarinhadas, com uma pequena quantidade de farinha.
  11. Cubra as formas com um pano e deixe a massa dobrar de volume em um local fechado, preferencialmente no forno desligado. Em seguida, pincele delicadamente com o ovo batido.
  12. Leve as formas ao forno pré-aquecido a 200 graus Celsius por cerca de 20 minutos, ou até que fiquem douradas. Tome cuidado para não deixar queimar. Os pães têm validade de 4 dias quando embalados.
  13. Dica: quando os pães estiverem dourando, diminua a temperatura do forno para 190 graus Celsius. Se quiser congelar, espere que os pães assem completamente e esfriem por 2 horas antes de embalá-los em sacos plásticos para evitar o mofo.
  14. Retire os pães do forno, pincele manteiga sobre eles e deixe esfriar antes de servir. Desfrute deste belo pão de forma caseiro!
Continua após a publicidade...

Deixe um comentário