Coxinha com massa de batata para iniciantes

Continua após a publicidade

E que tal experimentar uma coxinha irresistível, com uma massa de batata que é simplesmente deliciosa? Essa incrível receita é leve, bem temperada e extremamente cremosa. Além disso, é fácil e prática de fazer! Prepare-se para se surpreender com o contraste perfeito entre o generoso recheio, úmido e suculento, e a casquinha externa, sequinha e crocante. É uma verdadeira tentação para os sentidos!

Continua após a publicidade

Como fazer coxinha com massa de batata

Para preparar a deliciosa coxinha com massa de batata, vamos começar pelo recheio. Em uma panela com azeite, douraremos cebola e alho. Adicionaremos colorau, sal e pimenta-do-reino, e em seguida, colocaremos o frango, misturando bem. Apagaremos o fogo e acrescentaremos o requeijão, reservando o recheio. Agora, para a massa, em outra panela, colocaremos purê de batatas, margarina, leite, cubos de galinha esfarelados, sal e pimenta-do-reino, aguardando até ferver. Então, adicionaremos gradualmente a farinha de trigo, mexendo com uma colher de pau e amassando por aproximadamente 5 minutos. Agora, seguiremos o passo a passo da receita para a montagem e fritura das coxinhas. Ao finalizar, sirva e desfrute da sua incrível coxinha com massa de batata!

Continua após a publicidade

Ingredientes da receita de coxinha com massa de batata

Da massa

  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 700g de farinha de trigo
  • sal (a gosto)
  • 1 litro de leite integral
  • purê de 4 batatas
  • 2 cubos de caldo de galinha esfarelados

Do recheio

  • sal (a gosto)
  • 1 fio generoso de azeite de oliva
  • 1 cebola bem picadinha ou ralada
  • 1 copo de requeijão cremoso
  • 2 dentes de alho amassadinhos
  • 1kg de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 colher (chá) de colorau

Modo de preparo

  1. Para o recheio de frango, em uma panela, aqueça um generoso fio de azeite e adicione a cebola e o alho, deixando-os dourar.
  2. Em seguida, tempere com colorau, sal e pimenta-do-reino. Adicione o frango e misture bem. Desligue o fogo e acrescente o requeijão, misturando novamente. Tampe a panela e reserve.
  3. Para o purê de batatas, cozinhe as batatas em água com um pouco de sal, escorra-as e amasse-as.
  4. Na mesma panela, coloque o purê de batatas, a margarina, o leite, os cubos de galinha esfarelados, sal e pimenta-do-reino. Deixe ferver.
  5. Assim que começar a ferver, adicione aos poucos a farinha de trigo, mexendo continuamente no fogo com uma colher de pau.
  6. Reduza o fogo e continue mexendo e amassando a massa por 5 a 7 minutos.
  7. Transfira a massa cozida para uma superfície limpa e alise-a com um rolo várias vezes para esfriar um pouco e facilitar o manuseio.
  8. Envolva a massa em filme-plástico e reserve.
  9. Com todos os ingredientes e utensílios à mão, retire uma porção da massa do plástico e, usando as mãos, molde uma concha, garantindo que ela tenha a mesma espessura embaixo e nas laterais para evitar vazamentos do recheio.
  10. Coloque generosamente o recheio de frango dentro da massa e molde a coxinha, juntando as pontas na parte de cima para dar o formato característico.
  11. Tome cuidado para evitar bolsas de ar, que podem causar explosões durante a fritura. Repita o processo até terminar a massa e o recheio.
  12. Para empanar as coxinhas, prepare duas vasilhas: uma com leite e outra com farinha de rosca. Passe cada coxinha no leite, escorrendo o excesso, e depois na farinha de rosca, retirando o excesso.
  13. Repita o processo com todas as coxinhas e acomode-as em uma forma.
  14. Para fritar por imersão, aqueça o óleo em uma panela, certificando-se de que não esteja muito quente nem muito frio (mais para quente).
  15. Adicione as coxinhas e deixe-as dourar de um lado antes de virá-las para dourar do outro lado. Não coloque muitas coxinhas de uma vez para evitar que o óleo esfrie e os salgados fiquem encharcados.
  16. Retire as coxinhas do óleo, escorra o excesso em papel-toalha, sirva e delicie-se com suas deliciosas coxinhas com massa de batata!
Continua após a publicidade

Deixe um comentário