Massa de empada macia fácil de trabalhar

Continua após a publicidade...

As empadas são pequenas e saborosas delícias que são perfeitas para lanches, festas ou mesmo como acompanhamentos. Se você adora empadas caseiras, vai adorar essa receita de massa de empada. Com uma textura leve e quebradiça, essa massa é muito versátil e pode ser recheada com uma variedade de ingredientes, como frango, carne, queijo ou legumes. Aprenda a fazer essa massa fácil e saborosa e comece a preparar suas próprias empadas deliciosas em casa.

Continua após a publicidade...

Ingredientes:

  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 xícara de manteiga gelada, cortada em cubos
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de água gelada

Instruções:

  1. Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo e o sal. Adicione a manteiga gelada e misture com a ponta dos dedos ou um cortador de massa até obter uma mistura que se assemelhe a uma farofa grossa.
  2. Em um recipiente separado, bata ligeiramente o ovo. Adicione o ovo batido à mistura de farinha e manteiga. Misture até incorporar bem.
  3. Adicione a água gelada, uma colher de sopa de cada vez, e misture até a massa começar a se unir. Se necessário, adicione mais água, uma colher de sopa de cada vez, até que a massa forme uma bola macia.
  4. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e amasse delicadamente por alguns segundos para formar uma massa lisa e homogênea. Evite trabalhar demais a massa, pois isso pode deixá-la dura.
  5. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira para descansar por pelo menos 30 minutos.
  6. Após o tempo de descanso, pré-aqueça o forno a 180°C.
  7. Retire a massa da geladeira e divida-a em duas partes. Abra cada parte com um rolo em uma superfície enfarinhada até que tenham cerca de 0,5 cm de espessura.
  8. Com um cortador de massa ou um copo, corte círculos de massa com o tamanho adequado para suas empadas.
  9. Coloque os círculos de massa em uma forma para empadas, pressionando levemente no fundo e nas laterais para moldar as empadas.
  10. Encha as empadas com o recheio de sua escolha, deixando cerca de 1 cm de espaço no topo para evitar que o recheio transborde durante o cozimento.
  11. Cubra as empadas com outra camada de massa ou com tiras de massa para fazer uma grade decorativa. Certifique-se de selar bem as bordas.
  12. Leve as empadas ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 20 a 25 minutos, ou até que fiquem douradas e crocantes.
  13. Retire as empadas do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar e servir.

Agora você tem uma deliciosa massa de empada pronta para ser recheada com sua combinação favorita de ingredientes. Essas empadas caseiras são perfeitas para qualquer ocasião e certamente serão apreciadas por todos. Aproveite!

Continua após a publicidade...
Continua após a publicidade...

Deixe um comentário