Caldo de feijão com bacon e calabresa grosso e delicioso

Continua após a publicidade...

Que tal aprender uma maneira simples e prática de fazer um delicioso caldo de feijão com pedacinhos de bacon e calabresa, que é simplesmente irresistível? Perfeito para servir à família em dias frios ou até mesmo para a venda, essa receita incrível rende bastante e certamente deixará todos com um gostinho de quero mais! Não perca tempo, confira a receita e prepare esse magnífico caldo de feijão que certamente será adorado por todos!

Continua após a publicidade...

Como fazer caldo de feijão

Para preparar o caldo de feijão, comece separando os grãos, lavando-os e deixando-os de molho por 1 hora. Em seguida, aqueça uma panela de pressão com água e escorra a água em que o feijão ficou de molho. Lave o feijão e adicione-o à panela, juntamente com meia cebola e 1 dente de alho. Cozinhe em fogo médio, após pegar pressão, por cerca de 15-20 minutos, ou até que o feijão esteja macio. Em seguida, adicione mais água e deixe ferver.

Continua após a publicidade...

Enquanto isso, pique a calabresa em fatias e o bacon em pedacinhos. Siga corretamente os passos da receita para bater o feijão cozido no liquidificador e realizar as demais etapas do preparo. Por fim, é só servir e desfrutar do seu saboroso caldo de feijão!

Ingredientes da receita de caldo de feijão

Do cozimento do feijão

  • 500g de feijão
  • 1 cebola (metade para cozinhar com o feijão e metade para bater no liquidificador)
  • 1 dente de alho descascado inteiro
  • água (o quanto baste)

Do caldinho

  • um fio de azeite de oliva ou óleo
  • 500g de bacon picadinho
  • 500g de linguiça calabresa picadinha
  • 4 dentes de alho bem grandes picados ou amassados, ou 6 médios
  • 1 cebola grande picadinha
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 1 pitadinha de pimenta calabresa seca
  • 1pitadinha de pimenta-do-reino
  • 1 tomate grande picado
  • 1 e ½ colher (café) de sal (aproximadamente)
  • folhas de louro (a gosto)
  • cheiro-verde (a gosto)
  • queijo parmesão ralado (a gosto)

Modo de preparo

  1. Comece separando os grãos de feijão em uma superfície lisa, descartando os deformados, imperfeitos ou misturados com pedrinhas.
  2. Lave os grãos e coloque-os em uma vasilha, cobrindo com água suficiente para ficarem submersos. Deixe de molho por 1 hora.
  3. Em uma panela de pressão, aqueça água. Escorra a água em que o feijão ficou de molho, lave-o e adicione-o à panela quente, cobrindo com água suficiente para cobri-lo. Adicione meia cebola descascada e 1 dente de alho inteiro descascado. Cozinhe por cerca de 15-20 minutos após a pressão ser atingida.
  4. Enquanto o feijão cozinha, corte a linguiça calabresa em fatias com a espessura de um dedo e pique o bacon em pedacinhos pequenos.
  5. Após liberar a pressão com cuidado, abra a panela e adicione mais meio litro de água. Mexa e leve para ferver, com a panela destampada. Após ferver por alguns minutos, desligue o fogo e reserve até esfriar.
  6. Transfira metade do feijão com caldo para o liquidificador, adicione também metade da cebola e o alho cozidos juntos. Adicione a outra metade da cebola em pedaços. Bata bem por cerca de 2 minutos para triturar bem. Se a mistura estiver difícil de bater, adicione um pouco mais de água e bata novamente. Transfira o feijão batido para um recipiente e repita o processo com o restante do feijão da panela de pressão.
  7. Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite ou óleo. Adicione o bacon picado e frite bem, mexendo ocasionalmente com uma colher de pau. Quando estiver bem frito e murcho, retire o excesso de gordura que o bacon soltou com uma concha, reservando para usar em futuros cozimentos de arroz ou feijão.
  8. Adicione a calabresa e frite também, em seguida, adicione o alho amassado, a cebola picada, o extrato de tomate, a pimenta calabresa, a pimenta-do-reino, o tomate picado e 1 colher (café) de sal. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes e refogue por 2 minutos, mexendo continuamente.
  9. Despeje na panela o feijão batido, adicione um pouco mais de água, as folhas de louro e deixe ferver bem. Prove o sal e ajuste, adicionando mais se necessário, tendo cuidado para não salgar em excesso.
  10. No momento de servir, salpique cheiro-verde picado e polvilhe queijo parmesão ralado por cima, se desejar.
  11. Sirva e desfrute do maravilhoso caldo de feijão!
Continua após a publicidade...

Deixe um comentário