Cuca gaúcha tradicional com recheio de doce de leite deliciosa

Continua após a publicidade

Já experimentou a cuca gaúcha? Essa sobremesa tradicional do sul do Brasil é uma verdadeira tentação para o paladar. Feita com uma massa fofinha, recheio cremoso de doce de leite e uma farofa crocante por cima, ela é simplesmente irresistível. Perfeita para acompanhar um café ou chá, a cuca gaúcha é uma delícia que vai deixar você com água na boca. Não perca a oportunidade de provar essa maravilha gastronômica!

Continua após a publicidade

Como fazer cuca gaúcha

Para preparar a deliciosa cuca gaúcha, você vai precisar dos seguintes ingredientes: açúcar, leite em pó, manteiga ou margarina, leite, fermento biológico seco, ovos, essência de baunilha, sal e farinha de trigo. Comece fazendo a massa, misturando todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo. Adicione a farinha aos poucos, até obter uma massa densa que não escorra facilmente da colher. Cubra a massa com um pano e deixe descansar por cerca de 30 a 50 minutos, para que ela cresça. Enquanto a massa descansa, prepare a farofa, misturando os ingredientes correspondentes. Após o tempo de descanso, abra a massa em uma forma retangular untada, espalhando o recheio por cima. Em seguida, cubra com a farofa preparada. Leve ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 35 minutos, ou até que fique dourada e crocante. Retire do forno, sirva e desfrute dessa maravilhosa cuca gaúcha, com sua massa macia, recheio cremoso e farofa irresistível. Aproveite cada pedacinho!

Continua após a publicidade

Ingredientes da receita de cuca gaúcha

Da cuca

  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 ovos inteiros
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 1 copo (requeijão) de leite integral
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga ou margarina
  • 450g de farinha de trigo (aproximadamente)

Para a farofa

  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • ½ copo (requeijão) de açúcar
  • ½ copo (requeijão) de farinha de trigo

Para o recheio

  • outras opções: goiabada ou chocolate em pedaços, ou frutas secas
  • doce de leite (o quanto baste)

Modo de preparo

Da cuca

  1. Em uma vasilha, comece dissolvendo bem o açúcar no leite. Em seguida, adicione o fermento biológico e misture até dissolver completamente.
  2. Adicione os ovos, a manteiga ou margarina, o leite em pó, o sal e a essência de baunilha. Com o auxílio de um fouet, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.
  3. Caso não tenha leite em pó, você pode acrescentar mais uma colher (sopa) de manteiga ou margarina.
  4. Quanto à essência, escolha a de sua preferência ou utilize raspas de limão ou laranja para dar um toque especial.
  5. Aos poucos, adicione a farinha de trigo, mexendo bem com uma colher de pau, até obter uma massa no ponto ideal. A consistência desejada é uma massa pesada, lisa e que caia lentamente da colher.
  6. Transfira a massa para uma forma retangular previamente untada com óleo.
  7. Utilize um guardanapo limpo para cobri-la e deixe-a descansar em um local quente, como dentro do forno desligado ou do micro-ondas desligado, por aproximadamente 30 a 50 minutos, até que a massa cresça.

Da farofa

  1. Numa vasilha junte a margarina, o açúcar e a farinha de trigo. Amasse tudo com as mãos até formar uma farofa de consistência úmida.

Montagem

  1. Espalhe doce de leite sobre a massa como desejar.
  2. Utilize a farofa para cobrir e nivele bem para ficar homogênea. Asse em forno pré-aquecido a 180°C, por uns 35 minutos.
  3. Para a superfície ficar tostada, nos 5 minutos restantes, aumente a temperatura.
  4. Tire do forno, aguarde esfriar um pouco, sirva e deguste sua deliciosa cuca gaúcha!
Continua após a publicidade

Deixe um comentário